Bexiga hiperativa e alimentação
Uma pausa no consultório para o cafezinho e aproveitando a deixa pra falar sobre alimentação e incontinência urinária. A alimentação pode influenciar o funcionamento de muitos órgãos e a bexiga é um deles.
Alguns alimentos se comportam como irritantes da bexiga e são capazes de intensificar os sintomas de patologias da mesma como é o caso da Síndrome da Bexiga Hiperativa.
Essa síndrome tem como seu principal sintoma o desejo intenso e urgente de urinar e apresenta alta prevalência na população feminina. Ela é responsável por um tipo de incontinência urinária denominada incontinência de urgência.
O primeiro tratamento nesses casos é uma reorganização dos hábitos de micção ( ato de urinar) e da ingesta hídrica associado a uma dieta em que deve-se evitar alimentos irritativos. Mas quais seriam eles?
- café, chá mate, coca-cola por conterem a cafeína
- bebidas gasosas como refrigerantes, água gaseificada, cervejas e espumantes.
- bebidas alcoólicas em geral. Reparem que se for alcoólica e gaseificada como cerveja e espumante tem 2 componentes irritantes: o álcool e o gás
- pimenta e alimentos condimentados
- frutas cítricas em geral, como morango, laranja, tangerina, limão
- vinagre
- chocolate, sim ele também é vilão!
Muitas pacientes se surpreendem quando converso sobre isso e acabam identificando um consumo excessivo de um ou mais desses alimentos.
Então para quem tem Bexiga Hiperativa o ideal é evitar esses alimentos ou pelo menos consumi-los de forma bem moderada.
Comentários
Postar um comentário